A importância da Advocacia Preventiva
maio 25, 2023

Você conhece a advocacia preventiva? Sabe os inúmeros benefícios que ela pode trazer ao seu negócio e à sua rotina de trabalho?

Vivemos a era da informação e da judicialização. Cada dia mais processos judiciais são distribuídos e isso, cada dia mais contribui para a morosidade do Poder Judiciário.

Por óbvio, determinadas situações e Direitos para serem resguardados demandam a intervenção do Poder Judiciário e o processo judicial nessas hipóteses torna-se o caminho mais correto, seguro e eficaz.

Porém, o que a maioria das pessoas desconhece é que existem medidas prévias que podem ser tomadas para acelerar a resolução de um conflito ou até mesmo evitá-lo.

Importante salientar que para que um bom trabalho seja desenvolvido, o advogado deve estar munido da maior quantidade de informações possíveis, ter acesso à integralidade dos documentos e conhecer o ramo de atuação do seu cliente, sendo esses fatores essenciais.

Você se pergunta, como imaginar uma advocacia preventiva? Formalize seus negócios jurídicos através do instrumento adequado, procure um profissional que possa te assessorar nesse momento, dê a ele todo o conhecimento sobre os seus interesses e as nuances do seu negócio.

O planejamento estratégico é extremamente importante e pode te resguardar de inúmeras situações negativas.

Você sabia que um contrato bem redigido, com cláusulas claras e objetivas que demonstrem a real intenção das partes no momento da formalização do negócio jurídico, não trará margem para interpretações conflitantes, dúvidas e problemas futuros, sendo sua continuidade e execução extremamente simples? Pois é!

O contrato deve prever a maior quantidade de hipóteses e situações possíveis, visando resguardar as partes no futuro, caso ocorra qualquer problema e/ou discordância, garantindo segurança às partes.

A visão clara/panorâmica do negócio jurídico que está sendo formalizado nesse momento é extremamente importante!

Como advogada, vejo que inúmeros problemas são acarretados:

a)   pela ausência de assinatura das testemunhas e até mesmo das partes no Contrato;

b)   pela realização de um negócio jurídico sem contrato.

São cautelas muito simples, porém que podem ser determinantes para o sucesso da relação jurídica ora estabelecida, principalmente se a obrigação decorrente do contrato for inadimplida, podendo ser submetida à apreciação do Poder Judiciário.

Nesse cenário, a atuação consultiva/preventiva é capaz de mapear o negócio desenvolvido, visando fomentar o seu crescimento, reduzir custos e até mesmo evitar as demandas judiciais, pela visão macro ora estabelecida.

Assim, na rotina de sua empresa, do seu negócio e da sua vida pessoal, fique atento pois diversas condutas devem ser assumidas para evitar problemas futuros.

Você pode gostar

Compartilhe

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email
LinkedIn

Solicitar atendimento